quarta-feira, 29 de julho de 2009

CONVERSA DE CRENTE

Lc 24. 13-35; 1Co 15.33

Pr. Irland Pereira de Azevedo Igreja Batista Broklin

INTRODUÇÃO

Uma das coisas boas da vida é conversar. Mas quê é conversa? É o mesmo que conversação, entendimento, partilha de informações. Conversar é falar, discorrer, palestrar, discutir, tratar ou comunicar-se com familiaridade.

O ser humano é o único capaz de conversar de maneira inteligente e articulada. Todavia, há muita “conversa fiada” (proposta ou propósito de pessoa que não tem, na realidade, intenção de cumprir o que diz); “conversa mole”, sem nenhum resultado prático; conversa vazia, oca, “conversa para boi dormir”, “lero-lero, papo furado”.

1. A CONVERSA É UMA COISA BOA

1.1 Serve para que nos expressemos. E manifestemos nossa simpatia ou amizade.

1.2 É forma eficaz de nos consolarmos mutuamente. É o que ocorreu com os discípulos de Emaús.

1.3 É algo que alivia nossas tensões e preocupações. Diz John Milton em seu Paraíso Perdido: “Conversando contigo, esqueço todo o tempo, todas as estações e a mudança delas. Tudo agrada, do mesmo jeito”.[1]

1.4 É uma forma eficaz de testemunho, evangelização e edificação.

2. A CONVERSA PODE SER UM MAL

2.1 Quando se transforma em maledicência – falar mal dos outros.

2.2 Quando é agressiva e ofensiva – A experiência de Zidane na final da Copa.

2.3 Quando é tola, obscena e expressa gracejo imoral – Paulo lembra, em Ef 5.4:

“Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações graças”.

2.4 Quando não tem sal e não comunica a palavra de graça. É a instrução da Palavra, em Cl 4.6:

“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.

3. A CONVERSA DO CRENTE TEM DE SER DIFERENTE, PORTANTO

3.1 Porque suas palavras procedem de uma boa fonte, como lembra Tiago, irmão do Senhor Jesus (Tg 3.7-12).

-“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana;

- a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero”.

- com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

- Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!

- Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte?

- Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce”.

3.2 A conversa do crente não há de ser para falar mal do irmão. É Tiago também quem no-lo ensina – Tg 4.11:

“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz”.

3.3 A conversa do crente não há de ser com palavras tolas, linguagem obscena e gracejos imorais, como já vimos em Ef 5.4.

3.4 A conversa do crente há de ser para elevar, pra construir, para edificar os outros e promover a paz. Lembra-o Paulo, escrevendo aos efésios, em Ef 4.29:

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.

E mais, diz Paulo:

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.Sejam bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4.30-32).

3.5 A conversa do crente há de ser ponderada e sempre temperada, agradável, a comunicar graça e paz – Cl 4.6. Diz Charles D. Warner: “A conversa é como alface: deve ser fresca e refrescante, tão brilhante que dificilmente nela você percebe o sabor amargo”.[2]

3.6 A conversa do crente deve ser caracterizada por verdade, justiça e bondade, que isso é fruto da luz – Ef 5.8-10.

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade: e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor”.

3.7 Como conversar, falando a respeito dos outros?

Ilustrar: O discípulo de Sócrates e seu amigo Nikitas. – Três peneiras: É verdadeiro? É bom?, É necessário?

CONCLUSÃO

Conversemos, conversemos mais com os irmãos, para edificarmos e abençoarmo uns aos outros. Mesmo porque chegará o dia de prestação de contas. E o Senhor pedirá contas de toda palavra ociosa que sair de nossa boca. Vejamos o que Ele diz:

“Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”. Mt 12.36. NVI.

Conversemos com as pessoas, transformando nossa conversa como meio de comunicar as boas novas de salvação

Conversemos como Jesus. Como bons discípulos de Jesus. Ele ouviu seus interlocutores, participou da conversa, transformou a conversa e fê-la veículo de consolação e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem é importante!Volte sempre!